18/06/14

André CAETANO | Exposição individual de Banda Desenhada e Ilustração

Inaugura no dia 21 de Junho às 18h00, a exposição individual de André CAETANO, @El Pep Gallery [Av. Fontes Pereira de Melo, 35, Lisboa | metro Picoas]

 
"O que mais gosto em ser ilustrador, é poder contar histórias com desenhos.
O desenho é o início e o fim de todo o processo, desde a procura de ideias, até ao desenho final, que tem sido feito a tinta da china com pincel.
Ao desenhar, posso "viajar" para outros mundos e realidades, seja no meu, no nosso ou num  mundo que exista apenas na cabeça do escritor com quem estou a  colaborar.
Seja uma ilustração isolada, um livro ilustrado ou uma banda desenhada, no meu trabalho procuro sempre ter um conceito/ideia que me guie nesta viagem, pois penso que a ilustração deve ter uma intenção, e com isso apresentar uma solução interessante para o problema visual que me é colocado.

Esta exposição contempla projectos de diversos tipos, desde livros infantis, manuais escolares, banda desenhada, cartazes e desenhos mais pessoais."





André Caetano nasceu em Coimbra em 1983.
 
É licenciado em Design de Comunicação pela Escola Universitária de Artes de Coimbra. 

Desde Setembro de 2008 que trabalha como freelancer em Ilustração e Design Gráfico.
Tem ilustrado para editoras como a Porto Editora,  Edições ASA, GATAfunho, Calendário de Letras, MinervaCoimbra e Lápis de Memórias, destacando a obra Versos de Respirar de José António Franco, uma edição da Calendário de Letras, por ser um dos títulos selecionados pela Casa da Leitura e constar no Plano Nacional de Leitura. Bem como a obra "Sem Palavras", de Eugénio Roda, publicada pela Porto Editora, que foi selecionada para fazer parte dos 100 livros para o futuro, no stand de Portugal na Feira de Bolonha do Livro Infantil, sendo Portugal o país convidado.

Na área da Banda Desenhada, ilustrou, conjuntamente com Pedro Pires, uma BD integrada na colecção Pop Rock Português, sobre a banda Trabalhadores do Comércio, cujo argumento ficou a cargo de Hugo Jesus.

Em 2013 ilustra a obra Uma Aventura Estaminal, escrita por João Ramalho-Santo, publicada pela Imprensa da Universidade de Coimbra. Pelo trabalho desenvolvido, recebe o prémio de Colorista do Ano, nos Prémios Profissionais de BD de 2014.
Participou também na Zona Gráfica, Zona Monstra e Zona Desenha, com uma histórias curta em cada uma. Com argumento de André Oliveira, ilustra a história “Milagreiro”, publicada na revista brasileira Café Espacial.

Foi também convidado a falar do seu trabalho de ilustração em várias escolas e bibliotecas do país e na ESAP, em Guimarães no Mestrado de Ilustração.
Participou em várias exposições com trabalhos de desenho e pintura, onde se destaca a exposição individual na Casa de Artes e Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão e a exposição na Casa dos Açores, no Porto, e também na Bedeteca de Beja, em Março de 2012.

É membro activo e faz parte da organização do projecto de encontros de desenho, SketchcrawlCoimbra.

Mais info: edicoeselpep@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário