18/06/14

André CAETANO | Exposição individual de Banda Desenhada e Ilustração

Inaugura no dia 21 de Junho às 18h00, a exposição individual de André CAETANO, @El Pep Gallery [Av. Fontes Pereira de Melo, 35, Lisboa | metro Picoas]

 
"O que mais gosto em ser ilustrador, é poder contar histórias com desenhos.
O desenho é o início e o fim de todo o processo, desde a procura de ideias, até ao desenho final, que tem sido feito a tinta da china com pincel.
Ao desenhar, posso "viajar" para outros mundos e realidades, seja no meu, no nosso ou num  mundo que exista apenas na cabeça do escritor com quem estou a  colaborar.
Seja uma ilustração isolada, um livro ilustrado ou uma banda desenhada, no meu trabalho procuro sempre ter um conceito/ideia que me guie nesta viagem, pois penso que a ilustração deve ter uma intenção, e com isso apresentar uma solução interessante para o problema visual que me é colocado.

Esta exposição contempla projectos de diversos tipos, desde livros infantis, manuais escolares, banda desenhada, cartazes e desenhos mais pessoais."





André Caetano nasceu em Coimbra em 1983.
 
É licenciado em Design de Comunicação pela Escola Universitária de Artes de Coimbra. 

Desde Setembro de 2008 que trabalha como freelancer em Ilustração e Design Gráfico.
Tem ilustrado para editoras como a Porto Editora,  Edições ASA, GATAfunho, Calendário de Letras, MinervaCoimbra e Lápis de Memórias, destacando a obra Versos de Respirar de José António Franco, uma edição da Calendário de Letras, por ser um dos títulos selecionados pela Casa da Leitura e constar no Plano Nacional de Leitura. Bem como a obra "Sem Palavras", de Eugénio Roda, publicada pela Porto Editora, que foi selecionada para fazer parte dos 100 livros para o futuro, no stand de Portugal na Feira de Bolonha do Livro Infantil, sendo Portugal o país convidado.

Na área da Banda Desenhada, ilustrou, conjuntamente com Pedro Pires, uma BD integrada na colecção Pop Rock Português, sobre a banda Trabalhadores do Comércio, cujo argumento ficou a cargo de Hugo Jesus.

Em 2013 ilustra a obra Uma Aventura Estaminal, escrita por João Ramalho-Santo, publicada pela Imprensa da Universidade de Coimbra. Pelo trabalho desenvolvido, recebe o prémio de Colorista do Ano, nos Prémios Profissionais de BD de 2014.
Participou também na Zona Gráfica, Zona Monstra e Zona Desenha, com uma histórias curta em cada uma. Com argumento de André Oliveira, ilustra a história “Milagreiro”, publicada na revista brasileira Café Espacial.

Foi também convidado a falar do seu trabalho de ilustração em várias escolas e bibliotecas do país e na ESAP, em Guimarães no Mestrado de Ilustração.
Participou em várias exposições com trabalhos de desenho e pintura, onde se destaca a exposição individual na Casa de Artes e Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão e a exposição na Casa dos Açores, no Porto, e também na Bedeteca de Beja, em Março de 2012.

É membro activo e faz parte da organização do projecto de encontros de desenho, SketchcrawlCoimbra.

Mais info: edicoeselpep@gmail.com

17/06/14

Obscurum Nocturnus | Apresentação do livro

Dia 20 Junho às 18h30, apresentação do livro "Obscurum Nocturnus" de Diogo Carvalho [ Diogo Carvalho faz parte do mundo da Banda Desenhada Portuguesa desde o liceu com vários trabalhos nesse campo. Alguns dos trabalhos publicados estão no "Mutate & Survive", no BDJornal, na Terminal, no "Venham +5", nos "Celacanto", nos livros "Murmúrios da Profundezas" (vencedor de melhor fanzine nos Troféus Central Comics 2008) e "Voyager". Como autor a solo fez o fanálbum "Cabo Connection" nomeado para melhor fanzine nos Troféus Central Comics 2007. É professor do 1º ciclo do Ensino Básico, do 2º ciclo da disciplina de EVT e tem trabalhos realizados nas áreas de multimédia, TV, cinema, teatro e ilustração. Vive com a sua esposa e o seu filho entre a ria de Aveiro e o mar, na vila da Torreira.] | @El Pep Gallery | ccImaviz - ImavizUnderground | loja 35 | Avenida Fontes Pereira de Melo, 35, lisboa | metro Picoas.

A Graphic Novel Obscurum Nocturnus é uma história de terror, fantasia e aventura em que David Gois, um jovem adulto jornalista e escritor de livros de autoajuda com algum sucesso, vê-se arrastado para um mundo de sobrenatural na cidade de Aveiro. Mundo esse envolvendo rituais demoníacos, espíritos, pessoas possuídas, bruxaria e caçadores de monstros de uma ordem mundial nascida no tempo do rei Salomão. Será David capaz de sobreviver?

Obscurum Nocturnus vai buscar inspiração principalmente às histórias antigas contadas oralmente pelo nosso Portugal nas aldeias sobre fantasmas, bruxas e lobisomens. Também se inspira em obras de terror e aventura no Cinema, na Banda Desenhada, nas séries de TV e na Literatura escrita. Procurando afastar-se das grandes metrópoles a história passa pela Serra da Freita, Aveiro e Pardilhó. O prefácio é de Filipe Melo.





“Agarre este livro enquanto pode! Não vai ser capaz de o pousar!"
William Kuskin, Professor de Inglês na Universidade de Colorado Boulder, e criador do Curso Online Aberto e Massivo "Comic Books and Graphic Novels".

"Possessões demoníacas, bruxas, seitas satânicas, Zombies! Em Obscurum Nocturnus, o diabo anda à solta na região de Aveiro.”
João Miguel Lameiras,  Crítico, Professor e Livreiro de Banda Desenhada

“ (…) Assustadora intriga sobrenatural que cruza o quotidiano do nosso país com o universo sombrio que nos recorda o trabalho de autores como HP Lovecraft ou Ray Bradbury.”
Filipe Melo no prefácio

"Conduzida em ritmo pausado, com as personagens introduzidas no momento certo e bem caracterizadas, conduz--nos aos poucos para um campo inesperado (…)”
Pedro Cleto, Autor do blog As leituras do Pedro

08/06/14

Ricardo Reis | Exposição de desenho

Inaugura dia 13 de Junho às 18h00 a exposição de desenho de Ricardo Reis @El Pep Gallery

 
"A banda desenhada e ilustração têm-me acompanhado desde sempre, é sempre uma descoberta interior trabalhar nestas áreas, é um misto de medo, excitação e grande satisfação descobrir as soluções para os problemas inerentes à criação de banda desenhada ou ilustração.

Tento aliar toda a minha experiência de vida e os meus gostos pessoais no meu trabalho de ilustração, é esta miscelânea de emoções e experiências que criam o meu estilo pessoal.

Vou buscar as mais diversas referências no meu trabalho, nas minhas viagens, no cinema,  na música  e na banda desenhada. O meu trabalho é a minha visão do mundo, e a ilustração é a forma que melhor exprime essa visão. O meu universo é um universo surrealista de perseguições automóveis, violência, monstros, pin-ups, ficção cientifica e rockn 'n' roll!"




Ricardo Reis nasce no Barreiro em 1983.
 
Foi o gosto por contar histórias através de imagens que o leva a Belas Artes. Licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes em Lisboa. É na faculdade que começa a desenvolver os primeiros de trabalhos de ilustração e banda-desenhada. Tem trabalho publicado em Inglaterra e Alemanha. Participou em várias exposições (individuais e colectivas) e publicado trabalhos em várias publicações independentes.
De futuro pretende ter uma maior participação em projectos de banda desenhada.
O seu trabalho de ilustração é inspirado pelos comics, corridas de carros, anos 70, Antigos filmes de ficção científica, cartazes de filmes, todo o grafismo à volta do universo da cultura skateboard e música garage, punk e blues.

ricardoreisillustration.blogspot.pt/
facebook.com/RicardoReisIllustration
twitter.com/RReisIllust

07/06/14

Exposição | João SEQUEIRA

Dia 14 Junho às 17h00 | inauguração da exposição das pranchas originais das BD's dos livros "PSICOSE" [argumento de Miguel Costa Ferreira] e "F(r)icções" [argumento de Nuno Duarte] do desenhador João Sequeira.


                                        Associação MAPA | Rua da Cadeia, Elvas

                        Vão estar à venda alguns títulos da EL PEP e da AVE RARA.

04/06/14

De Brasilia para Lisboa

Dia 11 de Junho às 18h00, vai ser apresentado o livro "ROCK.V.S.COMICS" de Evandro Esfolando, @El Pep Gallery [ccImaviz | ImavizUnderground | loja 35 | Av. Fontes Pereira de Melo, 35, Lisboa, metro Picoas].

Resenhas ilustradas sobre concertos e festivais de Metal, Punk e outras cenas, escrito e desenhado por Evandro Esfolando [Brasil]


Na semana das sardinhas assadas e do futebol na tv, nada melhor do que uma visita à El Pep Store & Gallery e assistir a esta apresentação enquanto se aprecia a maravilhosa Arte de Paulo Monteiro [em exposição até dia 13 de Junho].

O livro estará à venda na El Pep Store [ImavizUnderground]